SUPORTE

(+55) 31 2510-9600

ATENDIMENTO

SEG - SEX | 08H ÀS 18H

Canhão de Névoa X Aspersores

Canão de Névoa Suppress
11 ago

Canhão de Névoa X Aspersores

A multiplicidade de poeiras às quais os trabalhadores estão expostos é muito grande. A entrada dessa poeira no organismo através da inalação e seus efeitos dependem da sua forma químico-física, do volume no ar, do local de disposição no sistema respiratório e do tempo de exposição do trabalhador no local.

O risco à saúde pode ser analisado corretamente após medir a quantidade de partículas insolúveis, pequenas e grandes, no ambiente.

Quando uma corrente de ar passa através de um material, ou quando o material se move, ou ainda quando muda de forma, partículas de poeira são suspensas no ar permanecendo suspensas por várias horas podendo viajar por grandes distâncias.

Esse é um problema muito comum em pátios de material fino, mineradoras, siderúrgicas, portos, sistemas de britagem, áreas de manuseios de granéis, escavações e operações de material fino em geral.

Além do evidente problema ambiental e ocupacional existe também o problema financeiro, veja bem, uma pilha de minério com área de 8 acres (32.300m²) manuseando 2,5 milhões de toneladas por ano, a perda devido a ação do vento pode atingir em média 3,2% do material estocado na pilha.

Observe este exemplo:

Considerando o preço FOB do minério a U$60,00 a tonelada e calculando uma perda de 2% ao ano de minério devido a ação do vento, a perda anual pode chegar a U$3.000.000,00. Literalmente jogando dinheiro fora.

Para combater os particulados em suspensão existem quatro métodos, sendo que na maioria das vezes se os três primeiros forem utilizados corretamente o quarto é dispensável, são eles:

1- Prevenção – sistemas configurados para minimizar a geração de poeira. Objetivo é molhar o material.

2- Contenção – instalação de mecanismos para assegurar que todas as partículas geradas são mantidas confinadas. Ex. Tela e barreiras físicas.

3- Supressão de Poeira – água ou água com espuma/polímeros com tamanho proporcional às partículas são utilizados para capturar a poeira.

4- Coletores – equipamentos coletores de poeira que utilizam o princípio de ventilação para capturar correntes de poeira, afastar da fonte geradora, canalizar até equipamentos coletores e dar um destino.

A SUPPRESS TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE, empresa 100% nacional, acreditando ser possível explorar os recursos naturais maximizando seu potencial e minimizando seus impactos gerados, entrega ao mercado um equipamento moderno capaz de trabalhar com prevenção e supressão de particulados.

Atualmente o equipamento mais comum utilizado na prevenção de poeira são os Canhões Aspersores, muito comuns, por exemplo, para molhar pilhas de minério. No entanto trata-se de uma tecnologia ultrapassada.

A solução que a SUPPRESS oferece para prevenção de particulados em suspensão são modernos Canhões de Névoa com ventilação forçada. A máquina usa um potente ventilador e água sob alta pressão capazes de lançar névoas de 30 a 200 metros.

A substituição dos Canhões Aspersores pelo moderno Canhões de Névoa pode trazer uma economia superior a 3.000.000 de litros de água por ano, além de muitas outras vantagens, veja o quadro abaixo:

Dados Canhão Aspersor Canhão de Névoa
Consumo de Água 370 – 3800 l/m 15 – 200 l/m
Distância da Lançamento 50 – 70 m 30 – 150 m
Mobilidade Não Sim – pode ser instalado sobre rodas e trilhos
Giro Automático Parcial, mecânico Sim. Em 3 estágios, 15° 30° e 60°.
Pressão mínima trabalho 3bar 2bar
Dimensionamento das gotas Inexistente Sim. Com bicos especiais.

 

A tecnologia do Canhão de Névoa permite um controle maior da área a ser pulverizada com água ou polímero sem que aja desperdício, levando-se somente esse fator em consideração, desprezando as muitas outras vantagens apresentadas no quadro, o custo a médio prazo o torna muito mais vantajoso que o Canhão Aspersor.

Os Canhões de Névoa que podem ser fixos ou móveis, ou seja, sob rodas ou trilhos, também trabalham na supressão do particulado em suspensão. Espalhando uma fina névoa que em contato com o particulado captura-o e força-o até cair no chão, não deixando que o particulado percorra grandes distâncias no ar. Durante a operação, o equipamento consome um mínimo de energia e somente água e ar são usados no processo.

Hoje você tem problemas com geração de particulados? Se sim, espero que eu tenha mostrado o quanto o Canhão de Névoa da SUPPRESS pode ser útil na sua empresa.

proagency-logo

A SUPPRESS é uma empresa de vanguarda no fornecimento de equipamentos que propiciam operações sustentáveis. São produtos exclusivos, das melhores marcas mundiais, que são vendidos ou alugados, de acordo com a conveniência de cada cliente.

Contato

    • Rua Ontário, 618/640  -  Jardim Canadá
      Cep 34.007-646  - Nova Lima  - MG
    • (+55) 31 2510-9600
    • contato@suppress.com.br
    • SEG - SEX | 08H ÀS 18H

Últimos posts