SUPORTE

(+55) 31 2510-9600 - WhatsApp / 31 3542-9646

ATENDIMENTO REMOTO

SEG - SEX | 08H ÀS 18H

Canhões de Névoa Supressores de Poeira Suppress: Tecnologia e Sustentabilidade Caminhando Juntas

banner-pagina-D600TL
25 abr

Canhões de Névoa Supressores de Poeira Suppress: Tecnologia e Sustentabilidade Caminhando Juntas

 

Entenda a função e o uso dos canhões de névoa supressores de poeira.

 


 

Um dos ditados mais corretos que existe é: Não existe almoço grátis! Ou seja, tudo tem seu preço.

 

A vida moderna propicia às pessoas acesso a inúmeros produtos e serviços que foram criados e desenvolvidos através de milênios de desenvolvimento criativo. Experiências, pesquisas puras e aplicadas, descobertas nos diversos campos da ciência e muita engenharia permitiram ao homem identificar e buscar na natureza matérias primas e transformá-las nos produtos que são largamente utilizados pelas pessoas.

 

Absolutamente tudo que utilizamos nas nossas vidas advém dessas descobertas e desenvolvimentos. E novas fronteiras vão sendo ultrapassadas projetando um futuro cada vez mais inovador.

 

Façamos uma breve observação do cotidiano de um cidadão comum.
Ao abrir os olhos pela manhã, desde o despertador, relógio, telefone celular, cafeteira, geladeira, creme dental, a água que chega à sua casa tratada quimicamente, através de tubulações metálicas ou de material de origem petroquímica, à energia elétrica que ele utiliza chegando ao seu aparelho, metálico, por meio de inúmeras peças metálicas, de fiação aos postes, etc, etc.

 

Este cidadão nem bem acordou e já “navegou” em uma infinidade de coisas que foram obtidas através de processos produtivos de transformação de bens, na sua enorme maioria minerais que, através de metalurgia, siderurgia, indústrias petroquímicas e correlatos, se transformam em produtos finais.

 

Este breve exercício, ainda nos primeiros minutos do dia-a-dia daquela pessoa, pode ser estendido a toda uma vida e as pessoas se surpreendem ao serem confrontadas com a demonstração do preço que se paga por este “almoço”. Nunca é de graça. Tudo que nos cerca e que torna a nossa vida mais confortável, aumenta nossa expectativa de vida e, de certa forma, nos torna mais felizes é fruto de processos produtivos que também geram impactos relevantes na natureza e na vida das pessoas. 

 

Da mesma forma que o progresso é fruto de uma contínua evolução de produtos e serviços, as consequências negativas geradas por este desenvolvimento precisam ser foco primordial de atenção dos esforços de evolução tecnológica e de engenharia.

 

Atualmente utiliza-se de forma indiscriminada o termo “Desenvolvimento Sustentável”, algumas vezes empregado apenas para gerar uma imagem cidadã de determinada empresa. Entendemos que, de forma bem sucinta, Desenvolvimento Sustentável significa utilizar os recursos da forma mais eficiente possível, gerando o menor impacto também possível no ambiente. Ou seja, é gerar o almoço mais farto possível, com o menor uso de ingredientes e gerando-se o menor índice possível de resíduos. Um belo almoço, com rejeito zero.

 

A SUPPRESS Tecnologia e Sustentabilidade atua na busca por tecnologias modernas e eficientes para aplicação em processos produtivos de forma a transformá-los em operações sustentáveis. Este é o nosso foco!

 

Identificando e solucionando o problema

 

O material particulado em suspensão é um das consequências mais indesejáveis de processos produtivos que lidam com manuseio de granéis, movimentação de máquinas e em obras de construção civil. Olhando-se estritamente “da porteira para dentro”, este efeito negativo gerado nas instalações laborais torna as operações mais sujas, afeta máquinas e equipamentos mas, principalmente, afeta muito a saúde ocupacional. Em grau, algumas vezes ainda maiores, este efeito atinge as comunidades próximas, igualmente gerando sujeira e afetando a saúde dessas pessoas. Atingem população ainda mais sensíveis que os trabalhadores da unidade, pois incluem crianças e pessoas idosas que, além de mais sensíveis, não utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como os empregados daquela unidade laboral.

Os resultados são dramáticos. Aqueles mensuráveis, bem como aqueles que não são claramente identificados como a imagem da empresa, reclamações da comunidade, etc. É óbvio que a consequência deste relacionamento conflituoso com as comunidades e sindicatos representantes de classes implica em atuações de órgãos do estado responsáveis pelas áreas de meio ambiente e mesmo o Ministério Público.

 

Portanto, empresas que buscam relações harmônicas e sustentáveis, precisam atuar fortemente nesta linha, minimizando os impactos gerados por suas grandes construções ou demais operações. Convivendo sempre harmonicamente com seus vizinhos e lembrando-se sempre que o grau de exigência dos stakeholders é e será cada vez mais exigente.

 

Após identificarmos carência no mercado brasileiro de equipamentos para supressão de material particulado em suspensão, a SUPPRESS pesquisou e encontrou tecnologia largamente aplicada em países da Europa e América do Norte e trouxe para o Brasil os canhões de névoa supressores de poeira.

 

Imagem de canhão de supressão em uso

 

Inicialmente é necessário entender como é o fenômeno de material particulado em suspensão. Este material possui granulometria bastante fina, do contrário não estaria em suspensão e não seria facilmente carreado pelo vento. Este tipo de material é, inclusive, o material mais difícil de  evitar a sua dispersão. 

A melhor forma de fazer com que esta partícula não disperse no ambiente, é torná-la mais pesada para que ela decante e umidifica-la é uma forma barata e eficiente de fazê-lo.

 

Alguns tentam obter esta umidificação da partícula lançando água sobre o local onde essa poeira está, através de canhões de água como aqueles usados em “irrigação”. A performance, no abatimento desta poeira quando em suspensão é nula. O fluxo de água, devido principalmente ao tamanho das partículas de água na sua forma natural, cineticamente simplesmente empurra esta poeira para o lado. A razão é simples. A diferença de tamanho entre a partícula de poeira e de água é muito grande.

 

Os canhões de névoa supressores de poeira da SUPPRESS trabalham, portanto, com o princípio básico de que a partícula de água lançada sobre esta poeira precisa ter seu tamanho compatível com o tamanho da partícula de poeira. Isto acontecendo, ocorre a aderência entre elas e, por consequência, seu abatimento ao solo.

 

Desta forma, os canhões de névoa da SUPPRESS possuem sistema hidráulico especial constituído de bombas de alta pressão e bicos próprios que transformam as partículas de água em névoa. Alguns denominam este fenômeno como atomização da água. Outros como produção de névoa. O que importa é que este sistema hidráulico gera névoa bem fina e muito eficiência na contenção da dispersão das partículas de poeira em suspensão.

 

O processo de abatimento consiste, portanto, em lançamento desta névoa sobre o local onde a poeira é gerada (e que não foi contida por outros sistemas), abatendo-a no ar. No nosso sistema, isto ocorre utilizando-se o mínimo possível de água, sem molhar muito o local onde atuamos. Afinal, o objetivo é abater a poeira no ar e não no solo. Para umidificar o solo e, em certos casos, evitar que a poeira seja gerada, ai sim canhões e bicos tipo “irrigação” são bem aplicados.

 

Onde você pode utilizar os canhões de névoa supressores de poeira

Esta geração de poeira pode ocorrer em diversos tipos de ambientes.
Vejamos alguns exemplos de aplicação do uso dos canhões de névoa da SUPPRESS:

 

1) Em basculamento de caminhões com material fino, em pátios e áreas abertas. O mesmo pode ocorrer quando máquinas recuperam este material para carregamento em caminhões ou vagões de trens;

2) Poeira gerada em áreas confinadas, como galpões, no manuseio de minerais finos ou produtos agrícolas;

3) Poeira gerada em plantas de britagem e classificação de minérios, de pequeno ou médio porte. Tanto no processo, quanto, e principalmente, no empilhamento do produto final;

4) Em plantas industriais em geral, no manuseio de produtos como carvão, minérios, rejeitos industriais, etc;

5) Pátios de estocagem em portos e centros de distribuição. São operações de manuseio que geram muito problema de geração de poeira;

6) Obras de construções civis, de terraplenagem e movimentação de terra;

7) Obras urbanas de demolição em geral.

 

Tipos de canhões diferentes para cada aplicação

 

Conforme podemos imaginar, estas aplicações demandam equipamentos de portes diferentes, dependendo do tamanho das áreas que se deseja proteger. Por esta razão, a segunda característica importante dos nossos equipamentos é a potência da ventilação forçada para lançar a névoa sobre o local desejado. Utilizamos turbinas para fazer com que a névoa atinja 15 metros, 35 metros, 60 metros até 150 metros! Cada situação específica demanda um equipamento devidamente dimensionado para se adequar à sua especificidade.

 

Portanto, os canhões de névoa da SUPPRESS possuem, como subconjuntos básicos o sistema hidráulico e o sistema de lançamento de névoa, a Turbina.

 

Com a finalidade de que subconjuntos atuem de forma eficiente, nossos equipamentos possuem estrutura física para acomodar estes subconjuntos, além de:

 

1) Sistema de filtragem da água que alimenta o sistema;

2) Sistema de giro automático que permite o lançamento da névoa através de um ângulo de giro que permita atingir uma área maior;

3) Sistema de elevação do canhão para ajustar o ângulo vertical de ataque;

4) Controle remoto ou interligação instrumental com salas de controle;

5) Além de painel elétrico sofisticado com sistemas de proteção dos circuitos e bombas bastante eficientes.

 

A SUPPRESS já trabalha com esta tecnologia de canhões de Névoa há quatro anos. Desenvolvemos expertise própria e temos experiência em diversos tipos de aplicações.

 

Para os equipamentos maiores, que atuam em distâncias superiores a 50 metros, optamos pelos equipamentos importados da DUZTECH. São equipamentos muito confiáveis. Disponibilizamos no mercado, principalmente o modelo A50:

 

Canhão de supressão Interna grande porte

 

Os equipamentos maiores da SUPPRESS são construídos em bases fixas, preparadas para posicionamento no solo ou sobre alguma estrutura especialmente desenhada para apoiá-los. Estes equipamentos são movimentados e reposicionados através de equipamentos auxiliares como caminhões Munk ou empilhadeiras tipo Hyster. Como forma de permitir uma melhor movimentação dos equipamentos nas unidades operacionais, a SUPPRESS desenvolveu um trailer industrial próprio, como produto adicional ao canhão de névoa supressor de poeira, para permitir o transporte do equipamento nas áreas internas das empresas. Este trailer proporciona flexibilidade operacional.

 

Um outro conceito fundamental em grandes empresas e unidades industriais é a criação de conjuntos de combate à poeira. Unidades industriais de empresas realmente sustentáveis consideram um planejamento detalhado dos focos de geração de poeira e seu devido abatimento. São projetos e investimentos específicos que permeiam toda a unidade produtiva objetivando a manutenção da qualidade do ardentro e fora da unidade. Portanto, em condições normais de operação, estas unidades conseguem manter os padrões de emissão de poeira e partículas em suspensão perfeitamente controlados.

 

Mas faz parte da vida de uma unidade industrial a ocorrência de situações não planejadas nestes sistemas de combate à poeira. Seja, por exemplo, equipamentos de proteção que deixam de funcionar por algum problema técnico e, por consequência, exigem que todo aquele processo operacional seja interrompido para que aquela atuação de manutenção ocorra.

 

Ocorre também com frequência, atuações como obras civis, ou atividades fora do escopo normal e, consequentemente fora do sistema de proteção ambiental que, mesmo ocorrendo esporadicamente, geram poeira. Um exemplo disto são obras de construções civis, remanejamento de prédios e estruturas, demolições, etc. Estas intervenções, que ocorrem com frequência, mesmo que de forma isolada e esporádica, detonam os índices de controle relativos a geração de poeira. Como são atividades passageiras, a unidade simplesmente convive com esta geração de poeira como se fosse algo inevitável. E não é!

 

Pensando nisto, a SUPPRESS desenvolveu um módulo móvel de ataque à poeira. O conceito é simples: As unidades não possuem caminhões próprios para o combate a incêndio? Veículos desenhados para esta função e que ficam de prontidão para estes ataques?

No caso da poeira, as empresas deveriam ter um conjunto móvel com Canhão de Névoa + Gerador + tanque de água, que podem ser sistemas integrados a algum caminhão ou colocados sobre trailers especiais.

 

Sempre que ocorrer algum problema operacional no sistema de controle de emissão de material particulado, este módulo é deslocado para o local, abatendo a poeira, sem precisar interromper a operação, permanecendo lá até que a manutenção corretiva ocorra. O mesmo é válido em obras de construções civis. Vai ser feita alguma intervenção civil? Gera poeira? Simples, desloque o Módulo de Combate à Poeira para o local!

 

Mas existem inúmeras situações onde existe a demanda por conhões de névoa supressores de poeira, mas os equipamentos da série A50 e A60 são muito grandes. São situações mais localizadas, em plantas menores ou locais confinados. Nestes casos, o uso de equipamentos menores importados acaba sendo economicamente menos viáveis. Por esta razão, a SUPPRESS desenvolveu e fabrica produtos próprios para alcances menores. De 15 a 35 metros de lançamento de névoa. São os modelos SP15 e SP35.
Canhão de supressão pequeno porte

O modelo SP15 já foram testados e estão disponíveis para fornecimento. O modelo SP35 está em fase de testes e estará disponível para venda em 

Meados de 2019. São produtos nacionalizados, robustos e com custo e preços coerentes com operações de menor escala.

 
Estações de tratamento de minério de menor porte, pilhas de produtos oriundos destas operações, carregamento de caminhões de menor porte e atividades em áreas confinadas são aplicações ideais para estes equipamentos. Funcionam também muito bem em áreas confinadas, como galpões industriais. Consomem pouca água e possuem baixo potencial de geração de umidade excessiva ou mesmo lama. Além disto, são de mais fácil transporte, manuseio e operação.

 

As soluções Suppress

 

A SUPPRESS apresenta soluções tecnológicas inovadoras através de seus equipamentos e acredita que todo desenvolvimento deve ser ancorado na tecnologia e na busca pela sustentabilidade. A empresa conta com os melhores equipamentos supressores de poeira para a aplicação de soluções funcionais e sustentáveis.

Quer conhecer melhor a SUPPRESS e seus produtos, clique aqui!

proagency-logo

A SUPPRESS é uma empresa de vanguarda no fornecimento de equipamentos que propiciam operações sustentáveis. São produtos exclusivos, das melhores marcas mundiais, que são vendidos ou alugados, de acordo com a conveniência de cada cliente.

Contato

    • Rua Ontário, 618/640  -  Jardim Canadá
      Cep 34.007-646  - Nova Lima  - MG
    • (+55) 31 2510-9600
    • contato@suppress.com.br
    • SEG - SEX | 08H ÀS 18H

Últimos posts