Suppress

E-MAIL
contato@suppress.com.br
SUPORTE
(+55) 31 2510-9600
ATENDIMENTO REMOTO
Seg-Sex 08h às 18h

CIMENTEIRAS - IMPACTOS AMBIENTAIS

O cimento é um material de extrema importância para a vida humana, e está presente em todos os tipos de construção, desde pequenas moradias até grandes obras. As elevadas produções das indústrias cimenteiras, geram naturalmente impactos ambientais.

Dentre os processos de fabricação do cimento, as três principais etapas que geram poluição são o processo de mineração (extração de calcário), o transporte e manuseio de material particulado e o forno de clinquerização onde é fabricado o clínquer. Os níveis de poeira e ruídos gerados na mineração e movimentação das máquinas podem atingir níveis muito elevados caso não sejam devidamente controlados.

Para sanar tais problemas, algumas medidas precisam ser tomadas. No caso da poluição sonora, é indicado fazer regularmente manutenção nas máquinas. Em relação às explosões das minas, espera-se que sejam realizadas dentro do horário comercial para não perturbar a população que mora na vizinhança das operações. Já no processo de clinquerização, algumas cimenteiras adaptam seus processos de fabricação com uma ação denominada co-processamento, que consiste na incineração dos resíduos industriais, substituindo boa parte do combustível de forma sustentável.  

Em relação ao excesso de poeira gerado na mineração, que causa impacto ambiental e também doenças respiratórias, o mais adequado é a aplicação por aspersão de água para abatimento deste particulado em suspensão. A Suppress oferece uma excelente solução com a tecnologia dos Canhões de Névoa.

O Canhão de Névoa lança uma névoa com partículas bem finas de água em relação às partículas da poeira, tornando a poeira mais pesada, e evitando que ela se espalhe com a ação do vento.

PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ABATIMENTO DE MATERIAL PARTICULADO, ACESSE:

UTILIZAÇÃO DOS CANHÕES DE NÉVOA DA SUPPRESS NO ABATIMENTO DE MATERIAL PARTICULADO EM SUSPENSÃO