Suppress

E-MAIL
contato@suppress.com.br
SUPORTE
(+55) 31 2510-9600
ATENDIMENTO REMOTO
Seg-Sex 08h às 18h
POEIRA-EM-OBRAS

POEIRA NO AMBIENTE DE TRABALHO E SEUS RISCOS

Diferente da poeira que ocorre nos ambientes residenciais, onde seu controle é mais fácil, quando falamos do ambiente industrial, ela pode representar um problema bastante sério e em muitas vezes difícil de controlar.

Cada vez mais esse inimigo em comum nas indústrias, muitas vezes invisível aos olhos, vem ocasionando diversos problemas no ambiente de trabalho. Os profissionais da área, que estão constantemente em contato com as partículas de poeira são os que mais sofrem com esta situação. Se inaladas continuamente e sem equipamento de proteção adequado, essas partículas podem afetar as vias respiratórias e atingir o pulmão, ocasionando desde crises alérgicas, como a rinite, até o desenvolvimento de asma ocupacional, câncer e pneumoconioses.

Empresas dos ramos de construção civil, mineração, agroindústrias, fábricas que trabalham com calcário são exemplos de locais de trabalho que submetem os funcionários aos riscos da poeira, quando não for devidamente controlada.

Não somente os trabalhadores são afetados, mas também os equipamentos correm riscos de serem afetados pela poeira. O pó presente nos painéis elétricos é um exemplo. O excesso de poeira pode causar o superaquecimento dos componentes, fazendo com que eles percam a capacidade de trocar calor e queimem com frequência. Mas há um risco ainda maior: – curtos-circuitos.  Ao entrar em contato com fios e cabos expostos, a poeira pode causar um curto-circuito, gerando a faísca necessária para que todo o acúmulo de pó dentro do compartimento entre em ignição, iniciando assim um incêndio ou mesmo causando uma explosão.

É notável que este é um problema que demanda um cuidado especial por parte das empresas, pois pode prejudicar tanto a saúde dos funcionários quanto a saúde financeira da organização. Tudo está interligado, se uma área não funciona corretamente, a outra é afetada.

Hoje existem diversas formas de conter as partículas de poeira em suspensão. A SUPPRESS trouxe para o Brasil uma solução inovadora cuja aplicação tem sido utilizada em diversas situações. É o Canhão de Névoa, ou popularmente conhecidos como Supressor de Poeira. Este equipamento semelhante a uma turbina de avião cria uma fina camada de água pressurizada que, ao ir de encontro às partículas de poeira, se adere a ela fazendo com que se precipite ao solo, impedindo que se espalhe.