Resultados de trabalho técnico comprovam a Excelente Performance dos canhões de névoa da SUPPRESS

O Porto Sudeste, sempre buscando as melhores práticas para aprimorar suas operações sustentáveis, realizou um estudo técnico utilizando os canhões de névoa da SUPPRESS, para avaliar o desempenho desta solução no abatimento de material particulado em suspensão.

Apresentamos em seguida algumas das conclusões deste importante experimento: 

ESTUDO TÉCNICO

A utilização destes equipamentos permite criar um ambiente carregado de gotículas de água extremamente finas para abatimento de poeira em suspensão.

Essas micro gotas aspergidas no ar aderem às partículas de pó e, por consequência, aumentam sua massa, fazendo com que elas sejam precipitadas mais rapidamente. Isso evita que a poeira gerada em função do processo de empilhamento, recuperação e arraste eólico, atinjam indesejadas como comunidades no entorno, vegetações, leitos de rios, etc.

METODOLOGIA

Os testes foram realizados ao longo de seis meses, com monitoramento constante e coleta de dados realizadas considerando as condições pré-estabelecidas.

O acionamento dos canhões ficou condicionado à ocorrência de emissão visível, baixa umidade (tempo seco) e direção do vento saindo do pátio em direção às estações de monitorameto. 

O Porto Sudeste, juntamente com a SUPPRESS e a empresa contratada para realização do monitoramento e dos estudos, definiu os pontos de monitoramento e de posicionamento dos canhões de névoa, conforme figura 1.

Figura 1. Representação esquemática de distribuição dos equipamentos

As estações de monitoramento foram instaladas em locais que possibilitaram análise mais assertiva, de forma a evitar coletas de fontes emissoras diferentes das fontes da zona de teste.

Na prática, os canhões tendem a atuar criando uma barreira para evitar que a poeira seja dispersada da fonte emissora.

Os canhões foram instalados sobre torress com altura de 5 metros e atuaram com vazão de água de 60 l/min no equipamento SP-65 E 50 l/min nos dois SP-55, com inclinação próxima de 20º em relação á base e giro automático oscilando em 15º para esquerda e direita.

Figura 2. Funcionamento do canhão de névoa em teste

RESULTADO

Ao comparar os dados coletados pelos equipamentos de monitoramento com e sem os canhões de névoa atuando, obteve-se ganho considerável de abatimento de poeira, como mostra a tabela abaixo:

Verifica-se elevada eficiência do canhão de névoa da SUPPRESS em diferentes tamanhos de partículas em suspensão. Resultado prático excepcional!

EFICIÊNCIA COMPROVADA

MODELAGEM CFD

Abaixo os resultados da modelagem e simulação da cobertura no pátio 32A:

Canhão de névoa da SUPPRESS modelo SP-65:

Resultado de simulações realizadas pela empresa contratada comparando alguns modelos de canhões de névoa disponíveis no mercado. Canhões de névoa de empresas concorrentes denominados Equipamento B, Equipamento C e Equipamento D, todos eles de porte semelhante ao SP-65 da SUPPRESS.

O canhão de névoa SUPPRESS SP-65 apresentou maior eficiência, nas diferentes condições de vento simuladas. Sua performance obtida neste estudo foi superior aos demais, mesmo com menor vazão de água, reforçando nosso entendimento que o excessivo consumo de água não melhora os resultados de abatimento de poeira. Os equipamentos da SUPPRESS são projetados para obter os melhores resultados com os menores consumos.

CONCLUSÃO

Alguns resultados alcançados e percepções merecem destaque:

A) Verifica-se no monitoramento que a névoa permanece ativa e abate material particulado em suspensão em pontos além daqueles onde ela é visualmente detectada. Ou seja, a névoa atinge áreas superiores àquelas que conseguimos enxergá-la.

B) Nem sempre o canhão precisa ser posicionado com o jato de névoa na mesma direção do vento para apresentar boa performance. O resultado deste estudo foi alcançado com os canhões atuando na direção contrária ao vento predominante na região.

C) O abatimento do material particulado utilizando o canhão de névoa da SUPPRESS modelo SP-65 foi excelente em vários tamanhos de partículas de poeira.

D) O modelo SP-65 mostrou-se mais eficiente e com baixo consumo de água, demonstrando sempre que maior volume de névoa lançada não significa melhor performance.

É A SUPPRESS PERSEGUINDO SUA VISÃO DE SER CONSIDERADA O MELHOR FORNECEDOR DE CANHÕES DE NÉVOA DO MERCADO BRASILEIRO.